¡Acércate a Arenys!
(espanyol)
Adpete Arenys
(llatí)
Averate a Arenys!
(asturià-bable)
¡Amana-te ta Arenys!
(aragonès)
Arriba't a Arenys
(català)
Arriba-te en Arenys
(occità-aranès)
Come to Arenys!
(anglès)
Chum uf Arenys!
(suís-alemany)
Bari Galust Arenys
(armeni)

Kom naar Arenys!
(holandès)
Komm nach Arenys!
(alemany)
Kom til Arenys!
(norueg)
Kom till Arenys!
(suec)
Hurbil zaitez Arenysera!
(basc)
Odwiedzcie Arenys
(polonès)
Tervetuloa Arenyssiin!
(finès)
Ven a Arenys!
(gallec)
Venha a Arenys!
(portuguès-brasiler)
Venu al Arenys
(esperanto)
Vieni ad Arenys!
(italià)
Viens à Arenys!
(francès)



titolet.gif (1572 bytes)

Arenys de Mar é um dos principais municípios da comarca do Maresme. O porto de Arenys, durante muitos anos o único existente em toda a costa norte de Barcelona, é o exemplo evidente da longa história e tradição marítima da cidade. As praias emolduradas pelas colinas que chegam até a beira do mar são um anúncio da vizinha Costa Brava.

Vista des del Cementiri

Arenys não é nem muito longe nem muito perto de qualquer lugar. Barcelona está a 40 km indo pela estrada N-II ou pela rodovia A-19. O trem de subúrbios (linha C-1) faz o trajeto até a Praça Catalunya em 50 minutos. A estrada B-511 mantém as comunicações através do Collsacreu com a rodovia A-7 (saída de Sant Celoni). O maciço do Montseny fica próximo e os Parcs del Corredor a um passo. Girona fica a 60 km e Montserrat a 1 hora e pouco. O aeroporto de Barcelona está a 56 km e o de Girona-Costa Brava a 40 km.

Imatge de aerea A pesca e toda a indústria criada ao redor do porto movimentam grande parte da atividade econômica da cidade. É o porto mais importante do Maresme e concentra quase toda a frota pesqueira da comarca. O leilão de peixa que acontece cada tarde quando voltam os barcos é um espetáculo pitoresco que atrai muitos visitantes.

O porto possui um grande espaço dedicado às embarcações esportivas. Durante o verão muitos veleiros fazem descanso ao longo de suas navegações mediterrâneas. Os estaleiros continuam sendo uma importante indústria local.

A Riera é o centro comercial e o eixo de toda a atividade local. O Mercado, um esplêndido e funcional edifício modernista, fica aberto todas as manhãs e na sexta-feira à tarde. No seu interior o burburinho de gente e a atividade é constante.

La Riera davant de l'Ajuntament (Foto Bertran)

Aos sábados a atividade comercial é transferida para toda a Riera, onde se instala durante toda a manhã o mercado semanal.

Els Gegants a la Plaça de l'Ajuntament

A Festa Major acontece em 9 de julho, dia de São Zenão, e em 16 de agosto, dia de São Roque, e há também a Festa de São João (24 de junho).

Arenys é capital de sua comarca judicial. Tem duas importantes zonas industriais de promoção pública e privada em desenvolvimento. A agricultura perdeu cultivos nos últimos anos, mas a cultura irrigada ainda se mantém.

Arenys de Mar possui um Instituto de Ensino Secundário, uma Escola Superior de Avicultura, uma Escola de Música e diversas escolas de puntaires (encaixe de bolilhos).

A oferta turística é diversificada. Há apenas um hotel Activ-Carlos I e algumas pensões, mas, sobretudo, durante a temporade de verão há a possibilidade de alugar apartamentos a bons preços. Os Banys de Can Titus tem mais de duzentos anos de história. Agora são um moderno balneário com águas minero-medicinais de composição clorada sódica.

Arenys recebe diariamente a visita de centenas de escolares e numerosas excursões de pessoas idosas. Os atrativos artísticos e monumentais, os museus, o porto, e tudo que gira ao redor do mito de Sinera criado por Salvador Espriu constituem bons argumentos para ir até Arenys. Nos fins de semana são muitas as pessoas que vem à cidade simplesmente para uma boa refeição.

Os atrativos das praias de Arenys baseiam-se na sua extensão e na areia grossa que as recobre (Platja del Cabaió). Para os que preferem ficar na sombra, a cidade oferece o Parc de Lourdes e a possibilidade de passear pelos numerosos caminhos e trilhas que o município possui.

Cementiri de Sinera. La Pietat de Llimona.  

Às margens da parte baixa da Riera se escondem diversos locais urbanos de notável beleza. Percorrer este conjunto de ruas traz agradáveis recompensas. Conservam-se ainda algumas das torres de defesa construidas para a defesa contra a pirataria.

O cemitério de Arenys é um exemplo caracterísico dos cemitérios litorâneos mediterrâneos. Está situado sobre o Turó de la Pietat, a oeste da povoação, a partir de onde pode ser apreciada uma vista privilegiada de todo o porto e do núcleo urbano. Salvador Espriu o converteu em mito literário com a obra poética Cementiri de Sinera.

Continue visitando a nossa web e peça qualquer esclarecimento ou informação complementar que deseje sobre Arenys.